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Dicas Mobil

Ruídos estranhos e vapor no capô: alarme de perigo no radiador 

Quando ouve barulhos estranhos no motor, a maioria dos motoristas pensa em problemas como peças desgastadas ou frouxas. Mas esses ruídos também podem ter uma causa mais simples – e que deve ser resolvida rápido, porque é muito perigosa.  

É o superaquecimento causado pela falta de aditivo no sistema de arrefecimento. Esse fluido evita que a água dentro do radiador entre em ebulição. Quando ele não é suficiente, ou está com o tempo de validade esgotado, permite que essa água ferva, produzindo bolhas e vapor. Esse superaquecimento pode provocar barulho alto da ventoinha, que precisa trabalhar dobrado para tentar resfriar o motor. Com a água fervendo, as peças também podem dilatar por excesso de calor, provocando ruídos metálicos ou de batida sob o capô. Por fim, a falta do aditivo também pode fazer que aconteçam vazamentos ou entupimentos, que também provocam ruídos.  

Independentemente do ruído, outros sintomas também podem indicar esse superaquecimento por falta de fluido. Um dos clássicos é o vapor saindo por baixo do capô (não fumaça, vapor de água mesmo). Também aquele sinal de termômetro no painel, que acende sem motivo aparente e não quer baixar. E perda de potência, já que a performance do motor fica prejudicada.  

Quando essas coisas acontecem, ou simplesmente você está desconfiado, dê uma olhada no radiador, com o motor frio. Se o nível do líquido estiver baixo, é uma boa dica não apenas pedir para completar com água desmineralizada, mas fazer de fato a troca do fluido. Um sinal mais do que certo de que isso é necessário é quando o aditivo estiver com uma cor suja – porque normalmente as cores são vivas – ou então, com pontos de sujeira.