Voltar
Dicas Mobil

Sustentabilidade | EP. 01 – Descarte correto de óleo lubrificante

Realizar serviços de troca de óleo lubrificante e filtros no segmento automotivo requer vários cuidados levando em considerações o meio ambiente afinal 1 litro de óleo jogado em um rio contamina milhões de litros de água. Por isso, a Escola do Mecânico e Oficina Verde possui a troca de óleo inteligente e equipamentos que permite realizar a troca de óleo de maneira correta seguindo os principais procedimentos e legislação:

O CONOMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente No 362/2005 conta que estabelecimentos que realizam ou comercializam a troca de óleo deve contar com pelo menos um cartaz informativo a respeito dos cuidados exigidos pela utilização de óleos lubrificantes.

Na Escola do Mecânico e na Oficina Verde temos dois principais parceiros que fazem a coleta correta gerando certificação de destinação de peças e óleos lubrificantes. A Mazola ambientar recolhe das unidades peças, pneus e filtros contaminados descartando ecologicamente de maneira correta. Já a Luwart é responsável pela coleta de óleo, ou lubrificantes contaminados.

Existem praticamente duas formas de realizar a coleta do óleo nos veículos:

A primeira e a mais comum é realizar a coleta por meio de gravidade utilizando coletores de óleo de fabricantes diversos. Esse método é realizado soltando o bujão do cárter do veículo e escoando todo o óleo do motor.

A segunda forma é utilizar equipamentos de sucção método utilizado em oficinas especializadas com o equipamento preciso e rápido sem a necessidade de soltar o bujão do cárter ou erguer o veículo.

O que fazer após coletar o óleo do veículo?

As oficinas mecânicas possuem tambores de 200 litros que armazena óleo contaminado dentro de uma área segura e após atingir o nível de coleta é acionado o parceiro para recolher o óleo através de caminhões e bombas específicas.