Sendo a ponte para a mudança na mobilidade no mundo, os modelos híbridos crescem exponencialmente no país, com grandes lançamentos para 2025 e muitas novidades. Cada vez mais ao alcance consumidor, a tabela atualizada do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) mostra os 10 modelos mais econômicos do Brasil em 2024. No topo estão o Kia Niro, o Hyundai Kona e o Hyundai Ioniq.
Agora vamos para as novidades! Em testes finais no país, o Mitsubishi Outlander PHEV chega no primeiro semestre deste ano e vai concorrer diretamente com os modelos da BYD e da GWM. O inédito SUV plug-in híbrido possui a linguagem visual do recentes modelos da marca japonesa. Em sua dianteira possui o conjunto ótico de dois andares, com luzes diurnas de LED, e os faróis de posição cravados no para-choque são o maior destaque. Ele poderá rodar até 850 km com tanque e bateria cheios.
Entre os SVU médios, temos o Caoa Chery Tiggo 7 Pro Plug-in Hybrid, que chegará no Brasil com o preço abaixo do que é cobrado pela BYD no Song Plus e pelo GWM Haval H6 PHEV 19. O veículo combina o motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos, com um para tracionar e outro para gerar energia para a bateria. Sua tração é dianteira e a potência total combinada desse conjunto é de 317 cv e o torque fica em 56,6 kgfm. Seu pacote de baterias detém 19,27 kWh de capacidade, o que resulta em uma autonomia de 63 km pelo ciclo do Inmetro.
A força desse modelo mais sustentável chegou ao Porsche 911 Dakar que pode retornar em 2025 com um motor híbrido. A nova opção tem possibilidade de estrear apenas no final do ano no país. Na possível versão híbrida, provavelmente, o 911 Dakar utilizará o motor 3.6L com assistência elétrica. Essa unidade terá uma combustão que oferece 485 cv, mas também poderá recorrer a 54 cv de energia elétrica. Devido a mudança no trem de força, o modelo feito para o off-road também deve ficar bem mais rápido.
Saiba mais nos sites Auto Papo , CNN Brasil e Jornal do Carro.
